0

A inteligência artificial e a potencialização das fraudes em geral

abril 2, 2024 | Foro Antifraude | Novidades

A inteligência artificial e a potencialização das fraudes em geral (conjur.com.br)

O uso da inteligência artificial (IA) tem se expandido rapidamente em diversos setores da sociedade, promovendo inovações e otimizando processos em áreas que vão desde a saúde até a exploração espacial. Existem muitos potenciais positivos da IA para os direitos humanos, especialmente das IAs generativas, que fazem cada vez mais parte da vida cotidiana.

Para Volker Türk, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, “a IA tem potencial para proporcionar enormes benefícios à humanidade”, pois é capaz de “melhorar as previsões estratégicas, democratizar o acesso ao conhecimento, aumentar o ritmo dos avanços científicos e incrementar a capacidade de processar enormes quantidades de informação.” Türk tem razão quando afirma ser necessário integrar “os direitos humanos ao longo de todo o ciclo de vida da IA” para que seus riscos sejam minimizados.

A utilização correta da IA pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, a prevenção da criminalidade, a gestão de inteligência de segurança pública e de provas criminais, a redução das desigualdades sociais, a preparação da defesa civil para catástrofes naturais e a prevenção de fraudes.

Podemos fazer uma breve lista de usos positivos neste campo, começando pelo monitoramento dos direitos humanos, uma vez que a IA pode detectar, acompanhar e notificar violações dos direitos humanos em grande escala ou perceber movimentações fraudulentas.

Leia a matéria na íntegra em A inteligência artificial e a potencialização das fraudes em geral (conjur.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *